Para iniciar o ano letivo nas instituições educacionais católicas de Palmas, será celebrada a Santa Missa pelos educadores da Arquidiocese neste sábado, 27 de janeiro, às 9 horas, no Auditório da Faculdade Católica do Tocantins. A Celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano de Palmas Dom Pedro Brito.

O Padre Fábio Enrique de Souto, assessor de desenvolvimento institucional da Faculdade Católica e vigário paroquial do Santuário Nossa Senhora de Fátima fala sobre a intenção desse momento de fé para um bom retorno das atividades educacionais.

“Professores e educadores são convidados a louvar e agradecer a Deus pelos dons recebidos e a pedir dos céus forças e luzes para que o ano letivo decorra segundo a vontade do Senhor. Alimentando-nos da Palavra e do Pão Vivo da Eucaristia, queremos ser instrumentos de Deus no processo da educação. Queremos educar crianças, adolescentes e jovens não só com os saberes das ciências, mas contribuir para a formação plena do cidadão”.

A coordenadora da Pastoral da Educação da Arquidiocese, Esmeraldina Laurinda, fala sobre a motivação desse início de ano letivo. “Nesse ano, como educadores, nós nos motivamos com as pessoas, mas também nos motivamos com as propostas do Ano do Laicato, com as temáticas que traz, porque abre precedentes pra gente trabalhar especialmente com os adultos. E também nos motivamos com a proposta do tema da Campanha da Fraternidade, que é bem relevante. Nos motivamos, principalmente, com o que nos une: as crianças, os jovens, os adolescentes, os adultos. Buscamos, enquanto educadores que somos, apresentar e vivenciar a Boa Nova de Jesus”.

A Arquidiocese de Palmas conta com sete Instituições Educacionais Católicas. São elas: Centro Educacional Santa Marcelina, Centro Educacional São Francisco de Assis, Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio, Colégio Madre Clélia Merloni – com trabalhos das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, Colégio Marista – com trabalhos dos Irmãos Maristas, Escola João Paulo II – Núcleo I e II, e Faculdade Católica do Tocantins.

Por Camila Soares