Iniciamos nesta segunda-feira, 22, a novena a São João Bosco, santo que fez de sua caminhada uma luta incansável pela conversão da juventude. Dom Bosco conquistava os jovens pela alegria. Ele dizia que os jovens são como abelhas, atraídas por uma colher de mel. No convívio amoroso com os jovens ele aproveitava para contar histórias edificantes, dar bons conselhos e, desafiá-los a repetir as boas ações dos santos.

Dom Bosco fundou duas congregações religiosas: os Padres Salesianos e as Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora. Foi um escritor fecundo. Fundou escolas, revistas e editoras para difundir a imprensa católica. Morreu no dia 31 de janeiro de 1888 e foi canonizado por Pio XI em 1934.

Rezemos juntos pela juventude da Arquidiocese de Palmas, do Brasil e do mundo inteiro.

Novena a São João Bosco

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra.

Oremos: Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo espírito, e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém!

Ó Deus, que escolhestes o bem-aventurado João Bosco para pai e mestre da juventude e vos dignastes constituir na vossa Igreja, por intermédio dele, uma nova família religiosa, sob o patrocínio da Virgem Maria Auxiliadora, fazei com que, inflamados no fogo do mesmo amor, nos voltemos também nós à salvação das almas e ao vosso santo serviço. Amém!

Oração a Dom Bosco

Oh! Dom Bosco santo, quando estáveis nesta Terra, não havia ninguém que, acudindo a vós, não fosse por vós mesmo benignamente recebido, consolado e ajudado. Agora no céu, onde a caridade atinge a perfeição, quanto deve arder vosso grande coração em amor aos necessitados! Vede, pois, as minhas presentes necessidades e ajudai-me, obtendo-me do Senhor...

(Apresente suas intenções)

Também vós haveis experimentado durante a vida as privações, as enfermidades, as contradições, a incerteza do porvir, as ingratidões, as afrontas, as calúnias, as perseguições e sabeis que coisa é sofrer.

Pois, oh! Dom Bosco santo, volvei até mim vosso bondoso olhar e obtende do Senhor quanto peço, se é vantajoso para minha alma; ou se não, obtende alguma outra graça que me seja ainda mais útil e uma conformidade filial à divina vontade em todas as coisas, ao mesmo tempo que uma vida virtuosa e uma santa morte. Assim seja.

Oração do 1º dia

Oh! Dom Bosco santo! Pelo amor ardente que tiveste a jesus sacramentado e pelo zelo com que propagaste seu culto, sobretudo com a assistência à Santa Missa, com a comunhão frequente e com a visita cotidiana; alcançai-nos a graça de crescer cada vez mais no amor e prática de tão santas devoções, e de terminar nossos dias fortalecidos e confortados pelo celestial alimento da divina Eucaristia.

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.

Oração final

Oração a nossa senhora auxiliadora, feita por Dom Bosco

Ó Maria, Virgem poderosa; tu grande e ilustre defensora da Igreja. Tu, auxílio maravilhoso dos cristãos. Tu, terrível como exército ordenado em batalha. Tu, que só destruíste toda heresia em todo o mundo: nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições, defende-nos do inimigo; e na hora da morte, acolhe a nossa alma no paraíso. Amém!

São João Bosco, rogai por nós!

-------

Oração do 2º dia

Oh! Dom Bosco santo! Pelo amor terníssimo que tiveste a Maria Auxiliadora, vossa Mãe e mestra; alcançai-nos uma verdadeira e constante devoção a tão dulcíssima Mãe, a fim de que, como filhos seus devotíssimos, possamos merecer seu valioso patrocínio nesta vida e de um modo especial na hora de nossa morte.

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.

-------

Oração do 3º dia

Oh! Dom Bosco santo! Pelo amor filial que tiveste a santa igreja e ao sumo pontífice, a quem defendeste constantemente; alcançai-nos a graça de ser sempre dignos filhos da Igreja Católica, e de amar ao papa e venerar nele a infalibilidade de vigário de nosso Senhor Jesus Cristo.

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.

-------

Oração do 4º dia

Oh! Dom Bosco santo! Pelo amor grande com que amaste a juventude e lhe fizeste de pai e mestre, e pelos heroicos sacrifícios que fizestes por sua salvação; fazei que também nós amemos com um amor santo e generoso a esta porção eleita do Sagrado Coração de Jesus, e que em todo jovem contemplemos a pessoa adorável de nosso Divino Salvador.

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.

-------

Oração do 5º dia

Oh! Dom Bosco santo! Vós que a fim de continuar e estender sempre mais teu santo apostolado, fundaste a Sociedade Salesiana e o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora; fazei que os membros destas duas famílias religiosas estejam sempre cheios de teu Espírito e sejam fiéis imitadores de tuas heroicas virtudes.

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.

-------

Oração do 6º dia

Oh! Dom Bosco santo! Vós que a fim de obter no mundo mais abundantes frutos de fé prática e terníssima caridade, instituíste a união dos cooperadores salesianos; fazei que estes sejam sempre modelos das virtudes cristãs e providenciais ajudantes de tuas obras.

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.

-------

Oração do 7º dia

Oh! Dom Bosco santo! Vós que amaste com amor inefável a todas as almas, e que para salvá-las enviaste a teus filhos até os últimos confins da Terra; fazei que também nós pensemos continuamente na salvação de nossas almas e cooperemos com todos os meios possíveis para salvar tantos pobres irmãos nossos.

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.

-------

Oração do 8º dia

Oh! Dom Bosco santo! Vós que amaste com um amor de predileção a bela virtude da pureza, e a tomastes como exemplo, com a palavra e com os escritos; fazei que também nós, enamorados de tão indispensável virtude, a pratiquemos constantemente e a difundamos com todas nossas forças.

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.

-------

Oração do 9º dia

Oh! Dom Bosco santo! Vós que fostes sempre tão compassivo com as humanas desventuras, dirige uma olhar a nós tão necessitados de teu auxílio. Fazei descer sobre nós e sobre nossas famílias as maternais benções de Maria Auxiliadora; alcançai-nos todas aquelas graças espirituais e temporais que necessitamos: intercedei por nós em vida e em morte, a fim de que possamos cantar eternamente as divinas misericórdias no Paraíso Celestial. Assim seja.

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória.