Para quem deseja um carnaval com Cristo, o que não falta é programação católica na Arquidiocese de Palmas. Encontros, retiros, festival e shows musicais estão marcados para o período de carnaval, que, neste ano, acontece de 9 a 13 de fevereiro, e encerra-se com a Quarta-feira de Cinzas, no dia 14.

Como parte da programação, acontece o “Palmas, Capital da Fé”, evento realizado pela Prefeitura de Palmas com parceria e organização da Arquidiocese, representada pelo Padre Eduardo Zanom, pároco da Catedral do Divino Espírito Santo. Ele fala sobre a contribuição da proposta do evento para os planos de evangelização da Arquidiocese.

“Já dizia Santo Agostinho que quem canta, reza duas vezes. Então, é a oportunidade de as pessoas se divertirem, terem seu encontro com Deus e também de peregrinar. A fé cristã sempre foi uma fé da peregrinação. O povo de Israel já no Antigo Testamento peregrinava, vir de fora, ir ao encontro, buscar essa experiência com Deus sempre foi marca da fé Católica com as suas procissões, com os seus eventos. Então, esse é mais um evento que nos ajuda. Seja a desenvolver a arte, desenvolver a humanidade na sua integralidade, como também ter o encontro, uma reflexão, uma experiência com Deus”.

No sábado, dia 10 de fevereiro, a partir das 19 horas, se apresentam Diego Fernandes e o Ministério Adoração e Vida. No domingo, 11, sobem ao palco Davidson Silva e Tony Allysson. Já na segunda-feira, dia 12, Gil Monteiro, Banda Dominus, Padre Antônio Maria, Anjos de Resgate e Padre Fábio de Melo se apresentam. E na quarta-feira, 14, a animação e o louvor ficam por conta da banda palmense Exaltemos.

Como é tradição, na terça-feira de carnaval, dia 13, acontece o Rebanhão, com pregações, louvor e adoração, no salão da Paróquia São José. O evento é realizado pela Renovação Carismática Católica (RCC) e, neste ano, traz o tema “Retornai ao primeiro amor”. O coordenador da RCC na Arquidiocese de Palmas, Daniel Pimentel, fala sobre o encontro, que este ano espera cerca de 300 pessoas.

“Já é um evento tradicional da Renovação Carismática, acontece todos os anos. Jesus que nos convida a esse amor verdadeiro. O Senhor nos chama neste ano a retornar ao primeiro amor. Um encontro pessoal, aquele amor apaixonado por servir a Jesus Cristo, não é nada forçado. Então, todos estão convidados. Só basta que você abra o seu coração. Não crie resistência, não coloque dificuldade. Deixe Jesus entrar no seu coração como um dia você já foi alcançado, o Senhor já tocou no seu coração. E você que nunca teve essa experiência, venha porque Jesus também quer falar com você”.

O Rebanhão inicia-se às 8h da manhã e segue até as 20h30.

A Comunidade Católica Shalom, missão Palmas, realiza o Acampamento Renascer, de 11 a 13 de fevereiro, de 8h30 até as 18 horas, no Colégio Marista, quadra 110 sul. Com o tema “Para Deus nada é impossível”, o evento é aberto e inclui as crianças, que terão um encontro voltado exclusivamente para elas: o Renascer Kids.

Também acontece na Arquidiocese o XII Retiro de Carnaval do Grupo de Jovens Ágape. O encontro acontecerá no período de 10 a 13 de fevereiro com o tema “Desperta, ouvi hoje a voz de Deus”. As inscrições estão abertas até o próximo domingo, dia 4, e devem ser feitas pelo site devoltaaoagape.wixsite.com/agape.

A programação de carnaval conta ainda com o Festival do Carisma Jovem 2018, realizado pela comunidade católica Sementes do Verbo, de 9 a 13 de fevereiro, na chácara da Casa Mãe da comunidade, em Palmas. O tema este ano é “Senhor, que queres que eu faça?” e o encontro reúne jovens de vários estados do Brasil. As inscrições, individuais ou de caravanas, podem ser feitas pelo telefone (63) 3028-0014.

Por Camila Soares