A Comissão da Juventude da Arquidiocese de Palmas realiza o 2º Congresso Jovem de 27 a 29 de outubro, na chácara da Comunidade Sementes do Verbo, com a temática “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Esse é o tema do próximo Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco para outubro de 2018, momento em que a Igreja se reúne para discutir sobre a juventude atual e sobre os percursos de uma evangelização eficaz.

Para contribuir com essa reflexão, a Santa Sé elaborou um documento preparatório para consultar as autoridades eclesiásticas sobre a realidade pastoral com os jovens e disponibilizou um questionário online para que a juventude apresente suas expectativas e sua vida. As respostas aos dois questionários serão base para a redação do Documento de trabalho, que será o ponto de referência para o debate dos Padres sinodais.

Essa participação dos jovens na preparação do Sínodo dos Bispos é um dos objetivos do 2º Congresso Jovem, como explica o responsável pelo Setor Juventude de Palmas, padre Juan Carlos.

“No 2º Congresso Jovem de Palmas, nós, como Arquidiocese, vamos elaborar para depois enviar para a Santa Sé a contribuição dos jovens para o Sínodo dos Bispos. O material preparatório ajuda a refletir sobre a temática do Sínodo e pede a colaboração sobre o pensamento e o sentimento dos jovens a respeito da sua realidade social e eclesial. É uma situação extraordinária, onde o Papa Francisco junto com os Bispos da Santa Sé, perguntam para os jovens o que que eles pensam, o que sentem e como eles vivem a sua realidade juvenil, inseridos na Igreja”.

Celebrar o Dia Nacional da Juventude, o DNJ, também é objetivo do Congresso. Santa Missa, formações, confissão e adoração fazem parte da programação. As inscrições estão abertas e para participar é preciso preencher o formulário disponível online no Facebook do Setor Juventude da Arquidiocese de Palmas; e também disponível impresso na Cúria Metropolitana de Palmas e com os coordenadores de grupos de jovens. O valor é 30 reais por pessoa, incluindo camiseta, garrafa squeeze, alimentação e transporte.  

Por Camila Soares