Arquidiocese realiza o primeiro Círio de Nazaré em Palmas nos dias 14 e 15 de novembro

Pela primeira vez, chega a Palmas uma das maiores festas católicas do Brasil: o Círio de Nazaré. A festa, organizada pela Arquidiocese de Palmas, acontece nos dias 14 e 15 de novembro com a tradicional procissão de Nossa Senhora de Nazaré com a Corda do Círio, carreata, Santa Missa, Adoração ao Santíssimo, vigília e louvor.

A programação começa na noite de terça-feira, dia 14, às 20 horas, com a chegada da imagem peregrina ao aeroporto, de onde ela parte, seguida da carreata, para visitar as paróquias Imaculado Coração de Maria, no Taquari, Santo Antônio, no Aureny III, São João Batista, São Luis Orione, São José, e, por fim, a imagem pousa no Santuário Nossa Senhora de Fátima, onde acontece Vigília e Noite Mariana, de meia noite a seis da manhã.

Na quarta-feira, dia 15, a imagem peregrina sairá para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Taquaralto, às 6 horas da manhã; às 9 horas ela vai para a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Aureny IV; às 11 horas a programação continua na paróquia Nossa Senhora do Monte do Carmo; às 13 horas chega à Paróquia Jesus de Nazaré. Em seguida, às 15 horas, vai para a Paróquia Coração de Maria, retornando ao Santuário de Fátima às 17 horas, de onde sairá em procissão luminosa, às 18 horas, para a Casa de Maria, onde será celebrada a Missa Solene de encerramento, que acontece às 19h30.

C_rio

 

Igreja celebra Ano Nacional do Laicato, que começa no dia 26 de novembro, com a Solenidade de Cristo Rei

A Igreja no Brasil vai celebrar, no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, à 25 de novembro de 2018, o “Ano do Laicato”, com o tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e com o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”. O objetivo geral da Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato é celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade.

Com o Ano do Laicato, se pretende ainda: “Dinamizar o estudo e a prática do documento 105: ‘Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade’ e demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato; e estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade.

Ano_nacional_do_laicato

 

Começa a preparação de adultos e crianças para a Consagração a Jesus por Maria

A preparação para a Consagração a Jesus por Maria, organizada pela irmã Maria Isabel Sabará, da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, começou no último domingo, 5 de novembro. São, ao todo, trinta dias de preparação com exercícios espirituais e meditações para o ato de consagração, que está marcado para o dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição de Maria, na Paróquia São Judas Tadeu, às 12 horas, quando se celebra a Hora da Graça.

Aqui em Palmas, grande parte dos grupos que se consagram são orientados pela irmã Maria Isabel, seguindo o método de São Luis Maria Grignion de Montfort, santo que escreveu o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem.  

“O motivo desses trinta dias de preparação para se consagrar é para que a gente vá aprendendo com Nossa Senhora como vamos viver esta Consagração, esta entrega total ao seu Filho. A gente vai estar rezando, lendo, meditando sobre a vida de Nossa Senhora, sobre a vida de Jesus Cristo para que a gente possa imitar, buscar esta santidade. A busca da santidade que nós precisamos viver é a busca da vontade de Deus. Ninguém mais fez a vontade de Deus tão perfeitamente como a Virgem Maria. E através desses estudos, dessas orações, nós vamos conhecendo melhor a vida da Virgem Maria e vamos imitando-a”.

Crianças de 4 a 12 anos também podem se consagrar. E, pela primeira vez, participarão de formação exclusiva, separadas dos adultos. Segundo a irmã Isabel, para as crianças se consagrarem, é importante que os pais se consagrem também para que a criança continue com um bom acompanhamento. A consagração das crianças acontecerá no dia 27 de novembro, Festa de Nossa Senhora das Graças, também na Paróquia São Judas Tadeu, às 19h30. E a preparação das crianças começa no sábado, 9, às 16 horas, e serão, ao todo, quatro encontros.

Os interessados em se consagrar podem participar da reposição do primeiro encontro de formação que será na próxima quinta-feira, 9 de novembro, às 19 horas, na Capela das Santas Chagas, na quadra 210 Sul, alameda 10, lote 13. A inscrição não tem custo e é feita no local do encontro.

Whats_App_Image_2017-11-08_at_12.03.02

 

Vicariato de Ação Social promove ações solidárias no Dia Mundial dos Pobres

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco na carta apostólica ‘Misericórdia e mísera’, publicada no encerramento do Jubileu da Misericórdia, em novembro de 2016. O documento pede que o dia seja “um sinal concreto” do Ano Santo Extraordinário. O “Dia Mundial dos Pobres”, a ser celebrado dia 19 de novembro, quer ajudar as comunidades e cada batizado a refletir, acolher e viver a essência do Evangelho. “Não amemos com palavras, mas com obras” é o pedido do Papa.

A proposta é realizar atividades concretas que sensibilizem as pessoas para que tenham atenção e cuidado com os pobres. O Vicariato da Ação Social da Arquidiocese de Palmas, coordenado pelo padre Waldeon Reis, realizará ações solidárias no Dia Mundial dos Pobres, iniciando às 8h da manhã, com a Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Taquaralto.

Com o lema “Todos estes pobres pertencem à Igreja por direito evangélico”, o dia segue até as 16 horas com momentos de oração e de evangelização, atendimentos médico e odontológico, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais, atendimento sobre práticas jurídicas, higiene, beleza e corte de cabelo, orientação sobre os primeiros mil dias de vida de uma criança, informes sobre dependências químicas e prevenção sobre câncer de mama e do colo do útero e terá, também, oficina de teatro e brinquedoteca.
vicariato-da-acao-pastoral-planeja-atuacao-em-ac

Vicariato da Ação Pastoral planeja atuação em ações missionárias / Foto: Reprodução Arquidiocese de Palmas

 

Trabalhos Técnicos: Alessandro Cardoso

Produção e apresentação: Camila Soares