Com emoção, fé e devoção, cerca de 4 mil fieis participaram do 1º Círio de Nazaré em Palmas, nas últimas terça e quarta-feira, 14 e 15 de novembro. A visita da imagem peregrina movimentou as paróquias das três regiões episcopais da Arquidiocese de Palmas: Região São Pedro, São Paulo e São João, por onde ela passou.

A programação do Círio iniciou-se com a recepção da imagem no aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues e, dali, seguida por carreata, ela visitou comunidades e paróquias e foi acolhida fervorosamente pelos fieis. Vigília, momentos marianos e tradicional procissão com a corda fizeram parte da festa, encerrada com a celebração solene da Santa Missa no Centro de Evangelização Casa de Maria, que recebeu mais de 3000 pessoas.

A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito. Em sua homilia, ele exortou os fieis a, diante das graças recebidas, voltarem à Fonte que é Jesus, para agradecerem, como fez o samaritano no Evangelho de Lucas, e a permanecerem Nele.

Dom Pedro também partilhou sobre o que percebeu nos fieis durante o Círio de Nazaré.

No encerramento do Círio, o padre Fábio Gleiser, coordenador geral do evento, agradeceu a toda equipe de servos envolvida e disse ser esse o início de uma nova tradição em Palmas.

Para o ano que vem, a previsão é que o Círio de Nazaré aconteça também em novembro.

Por Camila Soares

Fotos: Camila Soares