“Gênero e Ideologia de Gênero” é tema da Formação Permanente do Clero de Palmas

A Arquidiocese realiza a Formação Permanente do Clero de Palmas do dia 24 a 26 de outubro, na Fundação Fé e Alegria. Com início às 14 horas, a formação falará sobre gênero e ideologia de gênero e será conduzida pelo padre Rafael Solano, doutor em Teologia Moral e Familiar, do clero de Londrina, Paraná.

Padres diocesanos, religiosos consagrados e diáconos permanentes participarão da formação. O arcebispo Dom Pedro Brito fala sobre a importância desse momento de preparo para o clero.

“No mundo de hoje com tantas novidades, inovações, quem se formou há 3 ou 4 anos atrás, se não se atualizar, se não aprender o que está acontecendo no mundo, não consegue acompanhar o ritmo galopante das mudanças da vida. Então, a formação permanente significa dizer que o padre tem que se atualizar. Imagina se um médico não se atualiza, um advogado não se atualiza, ele fica para trás. Então, todo mundo, qualquer profissão, qualquer pessoa que quer estar em dia com a pauta do mundo, tem que se atualizar”.

Ele explicou também que a formação, que acontece todo ano, é um auxílio nas orientações pastorais.

“A formação permanente vai trabalhar a questão de gênero e ideologia de gênero que é a grande pauta do mundo de hoje. Que é a grande bandeira de muitos movimentos, pessoas individuais, organizações e a Igreja precisa saber como vai lhe dar com essa temática. Qual é o seu papel de formadora de opinião? O padre é um formador de opinião. Como é que ela deve se posicionar diante de uma ideologia. Então, não é pra gente se fechar. É pra gente aprender a lhe dar com essa pauta pra ajudar as pessoas também em nossas orientações pastorais”.

 

 

Primeira Conferência Arquidiocesana da Ação Social acontece neste sábado, 21

A I Conferência Arquidiocesana da Ação Social acontece neste sábado, 21, das 8 às 18 horas, no auditório da Faculdade Católica do Tocantins. Com o tema "Igreja a Serviço da Vida Plena para Todos", o encontro é direcionado a padres, diáconos, representantes de pastorais e movimentos, associações e organismos católicos de educação e cultura. 

A Conferência é um evento realizado pelo vicariato da Ação Social da Arquidiocese de Palmas. O padre Waldeon Reis, vigário para a Ação Social, fala sobre o objetivo do encontro e sobre os pontos que serão discutidos.

“Discutiremos a importância da Ação Social na nossa Arquidiocese em todos os âmbitos, na dimensão da educação, da saúde, a ação social nas paróquias, a presença do leigo nas políticas públicas. Então, todos esses eixos de reflexão, serão temas de debate e de discussão nessa Conferência. Essa Conferência serve também para nós termos metas, eixos pastorais para o ano de 2018. O ano de 2018 será o ano da Ação Social. Então, a Conferência é o primeiro passo para que nós possamos planejar esse ano da Ação Social de 2018”.

A Conferência terá como palestrante o assessor da Comissão Episcopal para a Ação Social Transformadora e Referenciais das Pastorais Sociais, da CNBB, Frei Olávio Dotto, que falará sobre a "Importância da Dimensão Social da Evangelização".

As fichas de inscrição já foram enviadas para as paróquias e instituições educativas e caritativas. Mas é possível fazê-la no próprio local do evento. O valor é 10 reais, incluso almoço e lanche.

 

 

Conselho Missionário Arquidiocesano é formado na reunião de animação missionária

Outubro é o mês das missões, e com o objetivo de recompor e de fortalecer a ação missionária na Arquidiocese, o arcebispo Dom Pedro Brito realizou a reunião de animação missionária no último sábado, 14 de outubro, na Fundação Fé e Alegria. Participaram da reunião padres, diáconos permanentes, seminaristas, religiosos consagrados, lideranças, pastorais, movimentos, comunidades de vida e leigos.

Durante a reunião, foi constituído o Conselho Missionário Diocesano, o COMIDI, que atuará sob a coordenação de Raimunda Nonata. Ela falou sobre a missão e o desafio de animar a ação missionária na Arquidiocese.

“A Comissão Missionária tem como tarefa promover as ações missionárias, organizar e realizar a animação, a formação e cooperação missionária em todos os níveis. Acender essa chama, espalhar essa luz, essa é a missão do COMIDI. E o nosso maior desafio é acender no coração do povo de Deus, em cada paróquia, cada pastoral dessa região, a chama do ardor missionário, para que, assim, sejamos capazes de, com nossa Pastoral Missionária, iluminar a todos com a verdadeira luz que é Jesus”

Como vice-coordenadora, assumiu a irmã Jacira Guimarães, da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade. Ela fala sobre a essência do serviço missionário, que é a caridade.

“O missionário é aquele que está disposto a qualquer necessidade do outro. Então, quando você se joga em missão, você está olhando o bem do próximo. Você esquece você mesmo. Nós estamos a serviço do outro. O missionário é aquele que está a serviço do irmão que está sofrendo, do irmão que está necessitando da sua ajuda”.

Com o vicariato de Ação Pastoral sob a coordenação do padre Fábio Gleiser, o COMIDI irá dinamizar a agenda missionária da Arquidiocese para 2019. E, para este ano, organizar algumas atividades como a Semana Missionária nas paróquias, a Caravana Missionária, que acontecerá na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Taquaralto, e também contribuir na organização do Círio de Palmas, que receberá a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nos dias 14 e 15 de novembro.

O Conselho também deve assessorar o trabalho da Infância e Adolescência Missionária, da Juventude Missionária, Famílias Missionárias e também participar do Conselho Missionário Regional.

 

 

Festejo da Paróquia São Judas Tadeu inicia com novena nesta quinta-feira, 19

Começa nesta quinta-feira, 19, o 17º Festejo da Paróquia São Judas Tadeu, com o tema “Edificando a Santíssima Fé e Orando no Espírito Santo”. Serão 10 dias de programação, com Santa Missa diária, novena em honra ao padroeiro, adoração, quermesse, shows musicais, leilões e bingo.

Neste ano, durante todo o festejo, a comunidade é convidada a meditar sobre a vida de São Judas Tadeu, como explica o pároco, padre Reginaldo Albuquerque.

“São Judas Tadeu, apóstolo, é conhecido como o santo das causas impossíveis. Muitos fieis já receberam alguma ou várias graças através da sua intercessão. Como disse Santa Gertrudes, Jesus lhe apareceu e a aconselhou: invoque São Judas Tadeu nos casos mais desesperados. E, em outra oportunidade, Santa Brígida estava orando quando teve uma visão de Jesus que Ele disse: ‘Invocai com grande confiança ao meu apóstolo Judas Tadeu. Prometo socorrer a todos quantos por seu intermédio a mim recorrerem’. Nossa invocação é exatamente esta: pedir ao senhor, pela intercessão do nosso patrono, que possamos ser edificados na fé, que a nossa fé possa crescer cada vez mais, e também orar no espírito, ou seja, deixar ser conduzido pelo Espírito Santo de Deus”. E a cada noite, baseado nesse capítulo primeiro, versículo 20, da Epístola de São Judas, refletir um tema”.

Nesta quinta, primeiro dia da novena, o lema é “Vítima e Mártir na Pregação do Evangelho”. De segunda a sábado, as Missas serão celebradas às 19h30. E no domingo, às 18h30.

 

 

Paróquia Santo Antônio comemora 25 anos do Grupo de Oração Caminho de Vida

O Grupo de Oração Caminho de Vida, da Renovação Carismática Católica, comemora suas bodas de prata, 25 anos de evangelização, no próximo domingo, 22, a partir das 13 horas, na Paróquia Santo Antônio de Pádua. A coordenadora do Grupo, Alaide Bueno, fala sobre o momento festivo.

“É um dia de chamamento do Senhor. É um dia especial de bênção para as famílias, para os jovens, as crianças, os idosos da nossa capital. É uma honra muito grande pra mim, fazer parte desse Grupo de Oração Caminho de Vida. Graças a Deus, estamos levando almas para Deus, acredito que sim, devido ao esforço. É lindo demais poder estar presente nessa luta em determinado momento tão especial que faz parte da nossa vida, da nossa caminhada”.

O pároco, padre Edson Fernandes, fala sobre a alegria de celebrar a vida do Grupo na Paróquia e sobre os seus bons frutos. 

“Às vezes, a gente compara o sucesso do Grupo à quantidade de pessoas que vêm, aos eventos que reúnem multidões, e não é assim. A gente vê também os frutos de quantas pessoas saíram desse Grupo e estão em outras paróquias, continuam na Igreja, prestando serviço em outras paróquias, em outros grupos de oração. Então, a gente vê como Deus agiu nesse Grupo e quão grandes frutos saíram desse Grupo de Oração. Então, é uma alegria muito grande celebrar as bodas de prata deste Grupo e como é um grande sinal para a Paróquia. Por isso, espero que a paróquia inteira entre nesse júbilo, nesta festa, pelos 25 anos de obra do senhor com o Grupo de Oração da Renovação Carismática ‘Caminho de Vida’.

O domingo festivo na Paróquia conta com momentos de louvor, animação, oração e pregação da palavra, com o tema “Não tenhais medo, Lançai as redes”. A adoração começa às 15 horas. Em seguida, às 16 horas, terá um momento mariano. O encerramento será com a Santa Missa celebrada pelo padre Edson, às 19 horas.

 

Trabalhos Técnicos: Alessandro Cardoso

Produção e apresentação: Camila Soares